Portugués 6 min read

Éder Militão: Relatórios da La Liga

The Coaches' Voice en español
Éder Militão: Relatórios da La Liga
Getty Images
Redacción
The Coaches' Voice en español
Publicado el
octubre 28 2021

ÉDER MILITÃO

Real Madrid, 2019-Presente

Desde sua estreia no futebol profissional pelo São Paulo, em 2016, então com 19 anos, Éder Militão teve uma veloz ascensão. Precisou somente de uma temporada para assegurar seu lugar no coração da defesa tricolor, antes de rumar, com a mesma rapidez, ao futebol europeu. Primeiro, acertou com o Porto, em 2018. Na temporada seguinte, transferiu-se ao Real Madrid. Assim, de um ano para o outro, seu valor de mercado cresceu dos 8 milhões de euros - pagos pelo Porto ao SPFC - aos 50 milhões de euros que os portugueses receberam do Real Madrid.

No entanto, seu início na capital espanhola não foi como o esperado. O brasileiro amargou a reserva com Zinedine Zidane. Mas a situação mudaria na metade da temporada 2020/2021, quando a lesão de Sergio Ramos fez com que o treinador francês desse uma nova oportunidade ao jovem defensor. Desde então, Militão foi se tornando mais importante a cada partida, até alcançar a confiança total do clube e de seus treinadores, incluindo o atual comandante Carlo Ancelotti. “Quero ganhar muitos títulos e fazer história no Real Madrid. Este é o meu sonho”, disse o brasileiro ao canal do clube espanhol.

Como joga Éder Militão:

Zagueiro de formação, Militão é um atleta versátil. Pode jogar na lateral-direita, como aconteceu quando surgiu no São Paulo, ou por uma breve etapa no Porto. O fato de conhecer outras funções defensivas fez com que desenvolvesse habilidades para criar associações com outros jogadores pelo lado direito, muito antes de passar a ser zagueiro. 

Tende a se posicionar bem e obrigar os rivais a recuarem seus posicionamentos para receber a bola. Militão se destaca em situações que deve desequilibrar o adversário com o ombro (abaixo), fazendo o contato quando corresponde, sem cometer a falta. Nestas situações, costuma levar a melhor no jogo de corpo para proteger a bola. 

Com 1,86 metro de altura, não é dos defensores mais altos. Porém, compensa isso com uma boa impulsão, além de ter força suficiente para aguentar o choque com os atacantes rivais. É proativo para iniciar ele mesmo os ataques, mas também tem capacidade para se adaptar ao papel de zagueiro que não participa das construções ofensivas. Sente-se mais confortável com um parceiro de zaga especialista no jogo aéreo. Contudo, desde o início de sua carreira, Militão tem demonstrado qualidade nas jogadas ofensivas, especialmente nas bolas paradas. Com sua potente impulsão, além de um bom cabeceio, já anotou alguns gols dessa forma. 

Principais qualidades:

Militão é muito ágil e relativamente rápido. Assim, consegue fazer corridas rápidas de recuperação quando está do lado contrário da ação de ataque rival. E raras vezes se vê exposto no duelo com atacantes velozes. É suficientemente ágil para retornar à posição rapidamente, assim como demonstra uma boa técnica e troca de ritmo quando encara um rival que corre em sua direção. É inteligente nas ações individuais, convidando o adversário a superá-lo por um dos lados, para então fazer o desarme quando isso acontece (abaixo). Ação na qual mede muito bem o momento oportuno para dar o bote.

Aspectos a melhorar:

Em algumas situações, corre mais riscos do que deveria ao decidir perseguir um atacante que se distancia do gol. Se nestas ocasiões, o rival faz um passe de primeira, levando a bola para um dos lados, em vez de controlar a ação do atacante que persegue, o zagueiro muitas vezes se encontra fora de posição. Decisão que coloca em perigo sua equipe, especialmente quando o atacante rival consegue fazer essa ligação com um companheiro aberto pela ponta. 

Outra situação que apresenta dificuldades acontece quando um atacante consegue ganhar o espaço por dentro e conduz a bola em direção ao pé preferido. Como Militão costuma jogar pela direita, o oponente que consegue cortar para dentro, muitas vezes coloca o defensor em apuros, com seu instinto de usar a perna direita para dar o bote (abaixo). É outro ponto em que pode evoluir. 

O que dizem de Éder Militão:

“Militão é um zagueiro para jogar 10 anos no Real Madrid”, Julio César, treinador e ex-jogador do Real Madrid.

“Com a saída de Sergio Ramos, será um dos pilares do Real Madrid”, Thiago Silva, zagueiro do Chelsea.

•“Militão é um jogador forte e intenso nos duelos”, Tite, técnico do Brasil.

Funções no Real Madrid:

Atua como zagueiro pela direita, sendo habitualmente o último homem de linha da equipe. Com isso, costuma estar pronto para cobrir seu companheiro de zaga ou o lateral-direito. Está sempre alerta às transições defensivas e desempenha um papel fundamental para a equipe merengue quando esta perde a bola. Devido a tendência de dominar a posse de bola, sua equipe habitualmente deixa espaços para contra-ataques. Por isso, a reação e a recuperação do defensor brasileiro se mostram cruciais para o time. 

É notório como se sente cômodo em fase ofensiva, com sua equipe em posse da bola. Seu passado como lateral-direito também ajuda com que saiba acionar companheiros de outras linhas, quando necessário. De qualquer forma, quando o Real Madrid constrói as jogadas desde a defesa, seus meio-campistas internos costumam abrir pelos lados e se aproximar dos zagueiros. Luka Modric é quem normalmente se posiciona ao lado de Militão nessas situações. Quando o brasileiro tem a bola e Modric se converte em lateral, a bola normalmente chegará aos pés do croata. 

Se nenhum meia se apresenta para receber o passe, ou se o rival fecha a linha de conexão a Modric, o defensor não encontra problemas em sair jogando ou distribuir o jogo. Sempre prefere passar a bola a um companheiro com mais vocação ofensiva, mas se vê espaço pelo lado esquerdo (acima), não temerá executar um lançamento em profundidade. 

Militão ainda está longe de ser um zagueiro perfeito ou até mesmo alcançar o nível de Sergio Ramos, mas sua evolução ao longo da curta carreira é evidente. Sua continuidade como zagueiro do Real Madrid só tem a colaborar neste sentido, que faz vislumbrar um futuro brilhante.  

Éder Militão y sus funções no Real Madrid