Luís Castro
Shakhtar Donetsk, 2019-2021
Fase de grupos da Champions League, 21 de outubro de 2020.
Modric (54)
Vinícius Júnior (59)
Tetê (29)
Varane (33, contra)
Solomon (42)
Luís Castro deixou uma marca importante no Shakhtar Donetsk. Conquistou vitórias maiúsculas em competições europeias, como o triunfo diante do Real Madrid pela Champions League, em outubro de 2020, no estádio Alfredo Di Stéfano. Duelo no qual a equipe de Castro foi ao intervalo com uma vantagem de 3 a 0, depois de um primeiro tempo brilhante. Na segunda etapa, o Shakhtar resistiu à reação do Real Madrid, e terminou com uma vitória por 3 a 2.
O treinador português (agora no Botafogo) explica, utilizando-se da mesa de botão do The Coaches' Voice, a abordagem tática de sua equipe para enfrentar o Real Madrid de Zinedine Zidane, então comandante blanco.
Na defesa, os ucranianos apostaram em formar triângulos de proteção pelos lados e nos corredores internos, às vezes modificando a linha defensiva, sobretudo após a entrada de Vinícius Júnior no segundo tempo.
A ideia de construção de jogo foi "atrair o Real Madrid para conquistar espaços às costas da primeira linha de pressão", explica Castro. A partir dessas ideias fundamentais, nasceram os três gols do Shakhtar, explicados um por um pelo técnico português.
"Tudo aquilo que foi nosso plano ofensivo e defensivo foi conseguido. Não fosse assim, seria impossível ganhar do Real Madrid", resume Castro nesta Masterclass de um alto conteúdo tático, onde recorda uma das vitórias mais marcantes de sua carreira.