O que é um auxiliar técnico?
O auxiliar técnico é um treinador que dá assistência e colabora com o técnico principal em todo o seu trabalho. Além disso, é uma pessoa de sua total confiança e compartilha da mesma ou similar ideia de como se construir uma equipe.
A importância do auxiliar técnico não está em sua imagem pública, uma vez que costuma se manter à margem dos meios de comunicação. Passa mais pelo rendimento interno, tanto da comissão técnica, quanto do elenco e demais funcionários do clube. Deste modo, o auxiliar técnico entende que o técnico principal é o comandante do projeto e todas suas funções se orientam em facilitar o trabalho do treinador.
Quando surge a figura do auxiliar técnico?
Não há referências claras de quando a figura do auxiliar técnico começa a ser introduzida nas comissões técnicas. Ela surge inspirada em outros esportes, como basquete e rúgbi. Disciplinas em que este cargo já fazia parte das comissões técnicas. Isto com a ideia de distribuir as funções do dia a dia e reduzir a carga de trabalho do treinador principal.
O auxiliar técnico adquiriu cada vez mais presença a partir da década de 1970, quando o futebol moderno teve grandes avanços em termos táticos, metodológicos, físicos, além de funcionais e organizacionais.
Hoje em dia, é um cargo específico que faz parte de uma comissão técnica, com suas funções e responsabilidades próprias.
Que formação deve ter um auxiliar técnico?
O mundo do futebol, como dissemos, vem evoluindo. Isso significa que treinadores qualificados são cada vez mais requisitados para comandar uma equipe em qualquer categoria. Uma exigência que também será feita ao auxiliar, com o nível de qualificação dependendo da categoria a ser treinada.
O trabalho do auxiliar técnico é essencial para a equipe. E pela necessidade de constante formação e atualização que o cargo exige, também é fundamental que essa pessoa esteja em dia com todas as mudanças que o futebol vivencia.
Portanto, o auxiliar não deve ter apenas um amplo conhecimento tático ou de jogo. Hoje, no futebol, também prevalecem outros aspectos importantes, como são os psicológicos e até a gestão de grupo. É por isso que deve ter treinamento nesses pontos para obter o máximo desempenho coletivo e individual dos jogadores.
Como é o trabalho do auxiliar técnico com o treinador principal?
Tanto o trabalho do dia a dia quanto as funções específicas do auxiliar técnico devem ser totalmente complementares às orientações do treinador principal e de toda a comissão técnica.
O principal objetivo é obter o maior êxito no treinamento da equipe, o mais rápido possível, e mantê-lo ao longo da temporada. O auxiliar deve entender que todas as suas percepções e habilidades estarão à disposição do técnico principal. Uma relação que será recíproca, pois desta forma ambos poderão chegar a soluções positivas no que diz respeito à equipe.
O AUXILIAR TÉCNICO ATUA NA PLANIFICAÇÃO, METODOLOGIA, ANÁLISE E REUNIÕES DA EQUIPE
Uma tarefa imprescindível do auxiliar técnico é obter o máximo de informação possível dos jogadores. Isso para depois avaliar essas informações, administrá-las e, por fim, filtrá-las para o treinador principal. Um trabalho que permitirá ao treinador principal ter uma melhor capacidade de decisão.
Deste modo, a relação do auxiliar com os jogadores é, em geral, mais próxima do que a do treinador principal. Assim, consegue saber como se sentem, suas preocupações, interesses, anseios… Com essas informações, deve transmitir ao técnico principal o que realmente importa dessa comunicação com os jogadores. Tudo com uma menagem clara e definida, que permita um ponto de união entre o treinador e seus comandados.
A comunicação do auxiliar técnico com o treinador principal deve ser simples, fluida e respeitosa.
Quais são as funções do auxiliar técnico?
As funções do auxiliar são sempre designadas pelo treinador principal. No geral, o auxiliar técnico normalmente atua no planejamento, metodologia, análise e reuniões de equipe.
O auxiliar também tem relação com o restante da comissão técnica, podendo coordenar os detalhes organizacionais das sessões de trabalho com o preparador físico, da análise do rival com o responsável deste departamento ou os aspectos comunicacionais com a comissão técnica e a comunicação do clube. O auxiliar, às vezes, também pode tomar decisões em conjunto com os responsáveis ??pela manutenção dos campos ou do material da equipe.
Nesse trabalho diário, o auxiliar elabora os exercícios de cada treino, orienta e comanda as dinâmicas táticas junto com o treinador principal, ou até mesmo sozinho, quando o técnico opta por não intervir de maneira direta na atividade.
No geral, as ações de bola parada são responsabilidade direta do auxiliar técnico. Um trabalho que é desenvolvido com base na análise do próximo rival, para posteriormente organizar e executar as jogadas de bola parada nos treinos. Essas ações de bola parada ensaiadas nos treinamentos têm como objetivo final, como é óbvio, serem utilizadas na partida.
Por outro lado, o auxiliar também pode ser responsável pela gestão do grupo de trabalho para uma análise após o treino ou o jogo, sendo o último responsável por fazer chegar ao treinador principal os dados relevantes, tanto sobre o desempenho individual quanto coletivo da equipe.
Como intervém o auxiliar técnicos nos jogos?
O auxiliar técnico intervém em três momentos diferentes durante uma partida, variando o seu envolvimento em cada uma delas.
No pré-jogo, o auxiliar geralmente é responsável por organizar os horários do elenco, por administrar junto aos membros responsáveis as viagens e concentrações. Da mesma forma, é responsável por refinar ao máximo os últimos detalhes da partida e propor diferentes cenários que possam ocorrer durante o duelo, com o objetivo de ter a maior margem de manobra tática.
Reuniões com diferentes figuras relacionadas à partida — por exemplo, os árbitros ou o chefe da delegação— também são adicionadas às suas tarefas; para finalizar com o aquecimento, quando ele deve estar atento a possíveis informações do rival durante este tempo para passá-las ao técnico principal.
Durante o jogo, as tarefas do auxiliar incluem ficar ao lado do técnico para passar informações e ajudar na tomada de decisão, ter mudanças preparadas dentro da estratégia de jogo ou, até mesmo, assistir ao duelo de uma área alta das arquibancadas, para ter uma maior amplitude de percepções táticas. Informações que dará ao treinador principal no intervalo da partida, antes de sua conversa tática com os atletas.
NO GERAL, AS AÇÕES DE BOLA PARADA SÃO RESPONSABILIDADE DIRETA DO AUXILIAR TÉCNICO
Essa função de análise também pode ser realizada em conjunto com o analista da comissão técnica, que fornecerá as imagens e seu ponto de vista dentro dessa organização da conversa tática do intervalo. Já durante o segundo tempo e sentado no banco, o auxiliar manterá a comunicação direta com o treinador principal sempre que este demandar.
Após a partida, o auxiliar técnico será o principal responsável por fazer uma reflexão em grupo com os demais integrantes da comissão técnica para tirar algumas conclusões iniciais com os dados do jogo e passar essas percepções ao treinador principal.
Posteriormente, esses dados serão reforçados com imagens para que o treinador possa discutir com ele o que aconteceu na partida. Além disso, essas informações já são úteis para o planejamento semanal da preparação para o próximo jogo.
Que perfis de auxiliares técnicos existem?
Há uma vasta gama de estilos. No entanto, todos os diferentes perfis estão relacionados com as preferências do treinador principal. Afinal, como dissemos, é ele quem escolhe seu companheiro no banco de reservas.
Um perfil de auxiliar técnico muito comum é o de um ex-jogador que ainda está ligado ao futebol por vocação, e também para ganhar experiência na gestão de uma equipa. Essa função, por outro lado, proporcionará ao treinador principal uma maior proximidade com o vestiário, e compreensão do que se passa lá dentro, devido ao passado do auxiliar como atleta e, em muitas ocasiões, também ao seu maior conhecimento do clube onde trabalham.
Alguns exemplos são:
• Aitor Karanka com José Mourinho no Real Madrid
• Juan Carlos Unzué com Luis Enrique no Barcelona.
• Zinedine Zidane com Carlo Ancelotti no Real Madrid.
Outro perfil de auxiliar é o de um profissional sem experiência ou com pouca experiência como jogador profissional, mas com extensa formação acadêmica. Costumam ser treinadores muito atualizados em cada um dos diferentes departamentos de uma equipe, participando de forma importante na preparação dos jogos, nas táticas e nas jogadas de bola parada.
Dentro deste perfil podem ser incluídos:
• Juanma Lillo com Pep Guardiola no Manchester City.
• Jesús Pérez com Mauricio Pochettino no Tottenham e PSG.
• Pep Lijnders com Jürgen Klopp no Liverpool.
Normalmente, com o passar do tempo e o acúmulo de experiência, os diferentes perfis de auxiliar técnico acabam desembocando no mesmo objetivo: tornar-se treinador principal.